Instalada missão em Portugal para divulgar Padre Albino

Postado em: 22/03/2019

             Como bem resumiu o título da “Palavra do Presidente” da edição de fevereiro último deste jornal, Padre Albino realmente começa a voltar para Portugal.

            No período de preparação do processo de beatificação de Padre Albino para envio ao Vaticano, o Vice-Postulador da Causa, Pe. José Luiz Cassimiro, e o então Bispo da Diocese de Catanduva, Dom Otacílio Luziano da Silva, foram a Portugal em busca de documentos na Arquidiocese de Braga. O Arcebispo Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga solicitou a instalação de uma missão na região para promover a história, vida e missão de Padre Albino, uma vez que ele não é conhecido em sua terra de origem. Após contatos com a Fundação Padre Albino, a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, administrada pelo Frei Francisco - Padre Nélio Joel Angeli Belotti, foi convidada a gerir a missão.

            Depois de um tempo de estudos e preparação, no dia 04 de fevereiro último a Fraternidade instalou-se em Braga com os primeiros missionários, Frei Jacó Silva, guardião, e Frei Marcos Mendes, ambos religiosos de votos solenes, acolhidos pelo Arcebispo de Braga e tendo como residência o Convento Franciscano de Montariol, hospedagem concedida pela Ordem dos Frades Menores da Província de Portugal.

            De acordo com Frei Nelinho, o objetivo da Missão em Portugal é a evangelização, promover a vida e missão de Padre Albino, iniciar a instalação de uma obra na área da saúde para a população carente, acolher os brasileiros que necessitarem de apoio e montar um Memorial dedicado a Padre Albino. “O objetivo é percorrer todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Braga falando de Padre Albino e distribuindo material de evangelização e dar assistência espiritual aos brasileiros”, explicou Frei Nelinho. As primeiras visitas foram em Celorico de Basto, terra natal de Padre Albino, nas Freguesias de Fervença, Agilde, Moreira do Castelo e Codeçoso, esta última onde ele nasceu.

            Antes da instalação da missão em Portugal foram realizadas no Brasil, em Araçatuba, Jaci, na Sede do Lar São Francisco, em Catanduva e no Santuário Nacional de Aparecida, cinco Missas de Envio dos frades. O objetivo das missas, segundo Frei Nelinho, “foi fazer tudo em comunhão com a Igreja, dar oportunidade para as pessoas conhecerem as novas missões da Fraternidade e da Igreja, inserir os colaboradores que compartilham nosso carisma na realidade missionária e também ser um grande despertar vocacional para os nossos jovens”.

            Frei Nelinho também explicou o motivo da celebração das missas nas cinco cidades. Araçatuba, terra natal de Frei Jacó, onde nasceu a vocação do missionário; Jaci, cidade que abriga a origem da Fraternidade; sede do Lar São Francisco, onde estão as pessoas que dão toda estrutura para as obras e missões da Fraternidade e Associação Lar São Francisco na Providência de Deus; Catanduva, terra de Padre Albino, sede da Fundação, e Aparecida, com a bênção solene da Padroeira do Brasil e onde a Fraternidade tem a Santa Casa de Misericórdia.

            A Fundação Padre Albino forneceu material gráfico para o início da divulgação, assim como duas peças de roupa de Padre Albino para o Memorial, doadas pela Irmã Anália Nunes.

 

 

 


Galeria