Grupo de Estudo entre UNIFIPA e UFSCar realiza reunião

Postado em: 01/04/2019

No dia 21 de março, a partir das 14h00, no Câmpus Sede da UNIFIPA, foi realizada reunião, via Skype, entre os docentes Profa. Ma. Janaína Ornelas Thomazini e o Prof. Me. João Cesar Jacon, os graduandos Tatiane Veteri Coneglian (3ª série) e Mariana Seguesse Rizzo (2ª série), do curso de Enfermagem, e a Profa. Dra. Ana Maria Napoleão, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com o objetivo de revisar cinco diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA-I) e publicação em exemplar da edição 2021-2023.

 

A reunião marcou o início das atividades de pesquisa que serão realizadas em parceria entre docentes e graduandos da UNIFIPA e UFSCAR no Grupo de Pesquisa em Sistematização da Assistência de Enfermagem e Sistemas de Classificação (SAESC) da UFSCar. As atividades do grupo se embasarão na revisão por meio da metodologia Scoping Review e acontecerá semanalmente, com agenda de reuniões presenciais e via Skype, entre as duas instituições de ensino superior.

 

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, a parceria fortalece o ensino, além de enriquecer a formação em ambas as instituições. “Os estudos de um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre respostas/experiências atuais ou potenciais do indivíduo, família ou comunidade aos problemas de saúde/processos de vida. Isto proporciona a base para a seleção das intervenções de enfermagem de forma a atingir resultados pelos quais o enfermeiro é responsável”, explica.

 

Atualmente a taxonomia da NANDA-I inclui 234 diagnósticos de enfermagem que são agrupados (classificados) em 13 domínios (categorias) da prática. São os diagnósticos de enfermagem que direcionam os cuidados e colaboram para individualizar e qualificar a assistência prestada pelo enfermeiro e sua equipe.