Legislação e inclusão foram temas de palestra para alunos da UNIFIPA

Postado em: 09/04/2019

             No dia 05 de abril, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP - Área de Inclusão e Acessibilidade) da UNIFIPA realizou, no Câmpus São Francisco, palestra para reflexão sobre os desafios da inclusão no ambiente universitário, ministrada pelo Prof. Me. Gustavo Casagrande Canheu e Profa Alda Nascimento Batista. Participaram da atividade alunos dos cursos de Administração e Direito.

 

            O Prof. Gustavo falou sobre a atual Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, das mudanças que ocorreram ao longo dos anos para deixar a lei mais inclusiva, mas alerta que a legislação é cumprida de maneira satisfatória. “O artigo 34 afirma que ‘a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas’. Sendo assim, para que a pessoa atue de forma competitiva é necessário que o ambiente de trabalho seja adequado para ela. Não adianta ter a lei se na prática ela não for cumprida”, disse.

 

            No início da palestra, a Profa Alda cumprimentou a todos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que deixou os alunos espantados, pois não conseguiram entender o que ela falava. Profª Alda disse que era um alerta sobre o problema da não inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

 


Galeria