UNIFIPA recebe Comissão do MEC para avaliação do curso de Medicina

Postado em: 25/04/2019

             O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) recebeu na manhã deste dia 25 de abril a Comissão instituída pelo INEP-MEC para avaliação institucional externa do curso de Medicina.

            A Comissão formada pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Vianna de Andrade, professor da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), e pelo Prof. Dr. Ricardo Fernandez Perez, professor Titular da Universidade Federal do Paraná, se apresentou à Mantenedora, sendo recebida pelo vice-presidente da Diretoria Administrativa, Luiz Marcos Garcia; reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes; pró-reitor Acadêmico e de Graduação, Prof. Dr. Antonio Carlos de Araujo; Coordenadora do Instituto de Ciências da Saúde, Profª Drª Terezinha Soares Biscegli; Coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti; Prof. Dr. Ayder Anselmo Gomes Vivi, coordenador da Área Clínica, e Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga, coordenador do Internato.

            Os dirigentes deram as boas-vindas à Comissão e falaram sobre a Fundação e a UNIFIPA. A Comissão fica em Catanduva até esta sexta-feira, 26.

 

A Comissão

            Carlos Henrique Vianna de Andrade possui graduação em Medicina pela Fundação Educacional Lucas Machado (1973), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1982) e doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1985). Atualmente é professor da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) lecionando Cardiologia e História da Medicina nas duas universidades. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, História da Medicina e exame clínico do coração. Tem livros publicados de Exame Clínico do Coração e História da Medicina e capítulos de livros sobre história da Bioética, Hipertensão arterial e Doença de Chagas. É coordenador da Residência Médica em Cardiologia do Hospital das Clínicas da UNIVÁS. É avaliador ad hoc do INEP-MEC.

            Ricardo Fernandez Perez possui graduação em Medicina/Universidad de La Republica (1991), mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997). Estágio de pós-doutorado de um ano na Yale University Medical School (USA), na área de Fisiologia Renal. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Renal, atuando principalmente nos seguintes temas: secreção de prótons em epitélio renal: mecanismos e regulação; efeito da suplementação com óleo de peixe na função renal; avaliação de estado de hidratação e performance em árbitros de futebol. Já foi coordenador do programa de pós-graduação em Fisiologia da UFPR (2010-2014) e do programa em Biologia Celular e Molecular da mesma instituição (2006-2008). Tem atuado como representante da categoria dos professores associados junto aos Conselhos Superiores da UFPR e atualmente é representante do Setor de Ciências Biológicas junto a estes mesmos Conselhos. Desde 2007 é avaliador do sistema BASIS, vinculado ao INEP, participando de comissões de avaliação de cursos de Medicina.

 

Medicina

            A Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) nasceu dos ideais de Padre Albino. Preocupado com a promoção social, com a melhoria da condição de vida dos necessitados, especialmente dos doentes, conquistou o apoio da comunidade para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Catanduva, em 1920, hoje denominada Hospital Padre Albino. Mais tarde, direcionando atenção à formação escolar do jovem da cidade e região, empenhou-se no processo de instalação de escolas, surgindo, aí, a Fundação Padre Albino, em 1968, a partir da transformação da Associação Beneficente de Catanduva em Fundação Padre Albino, mantenedora das faculdades.

            Neste mesmo ano, grupo de pró-homens da comunidade, liderados por Padre Albino, iniciou os procedimentos para a criação da Faculdade de Medicina de Catanduva. Em 06 de junho de 1.969, o Conselho Federal de Educação (CFE) autorizou o funcionamento da faculdade e a primeira turma foi iniciada em 1970. No dia 01 de outubro de 1.974, antes mesmo de formar a sua primeira turma, a Faculdade de Medicina de Catanduva obteve seu reconhecimento oficial através do Decreto Federal n0. 74.630. Neste ano de 2019 o curso de Medicina da UNIFIPA completa 50 anos.


Galeria