Tomógrafo adquirido para a Radioterapia/HCC chegou nesta segunda

Postado em: 07/05/2019

 

Na tarde deste dia 6 de maio, o Serviço de Radioterapia/Hospital de Câncer de Catanduva recebeu o novo tomógrafo específico para radiologia Somatom Perspective 16 -Slice – Conf. 

 

Com 2,8 toneladas, o equipamento foi descarregado e aguardará o término da sala destinada a ele. A parte elétrica está sendo executada pelo setor de Manutenção da Fundação Padre Albino e posteriormente o tomógrafo será instalado pela equipe da Siemens, o que deve ocorrer em duas semanas.

 

“O tomógrafo será utilizado na simulação de todo o tratamento por meio de uma imagem em #d para facilitar a entrega da dose em local específico determinado pelo radioterapeuta. Na tomografia teremos o mapeamento do corpo do paciente e os acessórios de posicionamento que serão utilizados durante o tratamento individualizado. Para facilitar a reprodutividade em todas as frações, contamos com a ajuda dos lasers na sala do tomógrafo e na sala do acelerador”,  explicou a física médica do HCC, Thaís Regina Anghinoni.

 

 

O tomógrafo custou R$ 1.463.490,00, verba utilizada da emenda parlamentar de 2018 do ex-deputado Sinval Malheiros, no valor total de R$ 3.498.262,00, cujo restante foi utilizado na compra de outros equipamentos para o Hospital Emílio Carlos.

 

Acompanharam a chegada do aparelho o presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, o superintendente Reginaldo Donizeti Lopes, a gerente do Centro de Serviços Compartilhados, Cristiane Oliveira, o administrador do Hospital Emílio Carlos, Benedito Rodrigues, e o ex-deputado federal Sinval Malheiros, autor da emenda parlamentar que possibilitou a compra do aparelho.


Galeria