UNIFIPA adquire moderno equipamento em análise de expressão gênica

Postado em: 08/05/2019

 

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA adquiriu importante e moderno equipamento em análise de expressão gênica, destinado ao Laboratório Multidisciplinar I. O investimento da instituição na área de pesquisa beneficiará diretamente os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina. A instalação completa do aparelho foi finalizada no último dia 06 de maio.

 

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Ana Paula Girol, a aquisição do equipamento é vista como um marco para a instituição. “O AriaMx Real-Time PCR em tempo real tem elevada sensibilidade e especificidade, o que possibilita a análise comparativa de expressão de gene, eliminando o viés da técnica semiquantitativa. Através de dados adquiridos por esta tecnologia será possível a construção de um banco de dados que favorecerá os pesquisadores, o que permitirá mapeamento dos genes mais prevalentes de algumas doenças na população, fomentando pesquisas na busca por tratamento mais específico e com maior chance de cura”, explica.

 

Ainda de acordo com a Profa. Ana Paula, o equipamento tem sistema totalmente integrado para amplificação, detecção e análise de dados, combinando a um novo termociclador, sistema óptico avançado com fonte de excitação LED e um software de análise de dados abrangente. A reação de amplificação em tempo real, uma variante da reação de PCR convencional, representa grande avanço nos métodos moleculares de auxílio diagnóstico, por facilitar sobremaneira as tarefas de quantificação da expressão gênica em determinado tecido ou amostra biológica.

 

“Um exemplo muito bem conhecido é o da leucemia mielóide crônica (LMC), que apresenta de maneira constitutivamente elevada a expressão do transcrito BCR-ABL. Esse gene quimérico, produto da fusão dos genes BCR e ABL, pode não apenas ser detectado, firmando o diagnóstico da doença mieloproliferativa, bem como ter seu nível de expressão aferido ao longo de determinada intervenção terapêutica. O método utiliza sistema fluorescente em plataforma capaz de detectar a luz oriunda da reação de amplificação”, conclui Ana Paula.


Galeria