HPA e HEC realizam a Semana de Higiene das Mãos

Postado em: 09/05/2019

 

No dia 5 de maio comemorou-se o Dia Mundial de Higiene das Mãos e os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos prepararam programações especiais alusivas à data nos dias 2 e 3 de maio.

As atividades tiveram início no dia 2 com exposição de mesa microbiológica e orientações de higiene pelos profissionais dos hospitais e Foto Cabine, em que os funcionários puderam, com animação, disseminar a campanha.

 

Já no dia 3 houve palestra sobre o tema com os infectologistas do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) Arlindo Schiesari, no HPA, e Silvio César Perpétuo Ribeiro, no HEC. No horário de funcionamento do refeitório do "Emílio Carlos", aconteceu conscientização e orientação sobre a prática correta de higiene das mãos. No refeitório do HPA o Capitão Álcool, personagem caracterizado pelo técnico de enfermagem da Hemodiálise David Roberto Bueno da Silva promoveu incentivo à prática. Os participantes receberam um frasco com álcool gel.

 

Para encerrar as atividades, o coral Vozes da Pedagogia da UNIFIPA apresentou-se no saguão principal do Hospital Padre Albino com a paródia "Xô bactéria", autoria dos alunos João Paulo Rodrigues e Kelli Fonseca. Interativa, todos os participantes cantaram juntos com o coral. No HEC, os funcionários promoveram o The Voice Emílio Brasil, com apresentação de paródias e jurados, o que animou e conscientizou os presentes no saguão dos ambulatórios. Os vídeos das atividades estão disponíveis no Instagram @fundacaopadrealbino nos destaques em Higiene das Mãos do perfil.

 

A higienização das mãos em Serviços de Saúde é uma das Diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) preconizada para garantir a segurança do paciente. “A higiene realizada no momento certo e da maneira correta pode salvar vidas. Antes de tocar o paciente e de realizar qualquer procedimento asséptico é importante que o profissional lave adequadamente as mãos para evitar a transmissão de micro-organismos que podem causar infecções”, ressaltou o infectologista Silvio César Perpétuo. O infectologista Arlindo Schiesari ressalta que “a higienização também é fundamental após o contato com o paciente, inclusive em caso de exposição a fluidos corporais e depois de remover as luvas. O profissional deve lavar as mãos mesmo que tenha tocado apenas as superfícies, mobília e objetos próximos ao paciente, assim como ao sair do ambiente de assistência”, finalizaram.

 

A Campanha de conscientização ainda contou com a premiação de dois aparelhos de ar condicionado para os funcionários que criaram frase sobre a importância da higiene das mãos. As ganhadoras foram a auxiliar de enfermagem da Ala Marfim do Hospital Emílio Carlos Carla Christina Correia, com a frase “Eu lavo, tu lavas, nós lavamos e com as infecções nós acabamos!” e Isabel Aparecida Pechim Silveira, do Serviço de Higiene e Limpeza do CDI, com a frase “Mãos higienizadas, bactérias derrotadas, pacientes agradecidos com a vida preservada”. A Comissão julgadora foi composta por dois membros do SCIH, um membro do Comitê de Higienização das Mãos e dois funcionários indicados pela administração do HEC.


Galeria