Enfermagem participa de simpósio sobre Estomaterapia

Postado em: 29/05/2019

Docente e alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA participaram, no período de 23 a 25 de maio, do V Simpósio Internacional de Enfermagem em Estomaterapia do Noroeste Paulista – SIENP. O evento realizado em Rio Preto teve como objetivo a promoção científica e o desenvolvimento da Estomaterapia no interior paulista. Na ocasião a UNIFIPA foi representada pelo presidente da Liga de Curativos, Prof. Me. João César Jacon e alunas.

 

Segundo o presidente da Liga, as acadêmicas de Enfermagem participaram ativamente do evento com a exposição e apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e oral. Os estudos apresentados envolveram temas referentes à educação em saúde, conhecimento dos enfermeiros quanto à avaliação e tratamento de feridas e o viver do paciente estomizado: sexualidade, autocuidado e convívio social.

 

O simpósio também promoveu campanha de arrecadação de óleo usado. A ação resultou no saldo de 190 litros de óleo coletados doados ao Hospital do Câncer de Catanduva.

 

Estomaterapia é uma área de especialização em enfermagem que engloba o tratamento nas áreas de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária.

 

 


Galeria