HEC e UNIFIPA participam da Sbrafh 2019

Postado em: 31/05/2019

O farmacêutico do Hospital Emílio Carlos e preceptor de Farmacologia Clínica do curso de Medicina da UNIFIPA, Belmiro Morgado Junior, representou, no dia 25 de maio, as instituições na Bienal 2019 da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde com apresentação do trabalho “Consultório Ambulatorial Farmacêutico: viabilização do acesso aos medicamentos na saúde pública".

 

O trabalho trouxe casos relacionados às adequações aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais (PCDT/RENAME) em que 56,4% consistiam no preenchimento de documentos e 28,5% demandaram Farmácia Clínica com solicitação de exames e intervenção junto aos prescritores. Em 90,3% dos casos, nos quais os medicamentos prescritos não constavam na RENAME, foi realizada intervenção e aceita a proposta de intercâmbio com medicamento disponível no SUS, enquanto em 77% dos casos de formalização de processos administrativos ocorreram devido à indisponibilidade de alternativas na RENAME e a limitação dos critérios de inclusão dos PCDT. Quanto à Atenção Básica, 95,1% dos casos foram matriciados na rede de saúde e encaminhados para renovação do processo.

 

O trabalho concluiu que “a assistência em consultório ambulatorial farmacêutico contribui na redução de problemas de saúde não tratados, viabilizando o acesso aos medicamentos pela saúde pública, com impacto na redução de potenciais processos judiciais na saúde”.

 

O Trabalho foi desenvolvido pelo farmacêutico Belmiro Morgado Junior, mestre em Gestão e Educação em Saúde pela FAMERP; Rosana De Gasperi Pagliusofarmacêutica, doutora em Ciência da Saúde e docente pela FAMERP; Adriane Lopes Medeiros Simonefarmacêutica SES/SP, doutora em Saúde Pública e docente na USP; e orientado por Maria Amélia Zanon Ponce, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, doutora em saúde pública pela USP e docente FAMER.


Galeria