“Por um mundo livre” é tema de debate na UNIFIPA

Postado em: 31/05/2019

              Os cursos de Direito e Medicina da UNIFIPA promoveram, no último dia 29, no Câmpus São Francisco, o debate “Por um mundo livre – Saúde LGBT+ e a orientação sexual como um determinante social de saúde”. A atividade abordou temáticas como a saúde física e mental, com a aluna do 3º ano de Medicina Beatriz B. Parsekian e com a psicóloga Telma Abrahão; os direitos da população LGBT com o aluno do curso de Direito da UNIFIPA Mario Quiudini Neto e depoimento da transexual Carla Mendes.

            Durante o debate, os palestrantes apresentaram dados e informações sobre a temática, como a recente alteração na Organização Mundial de Saúde (OMS), de 18/05/2019, em que o transexualismo e o travestismo deixam de ser consideradas doenças; exemplo de épocas e culturas onde as características físicas e as vestimentas determinavam o ser homem/mulher e a morte de um LGBT a cada 26 horas no Brasil, além de ser o 2º país que mais acessa sites LGBTs, mas é o primeiro com mais mortes.

            Houve sorteio do livro “Dois pais, SIM” do primeiro casal homoafetivo a adotar uma criança no Brasil, na época residentes em Catanduva, Vasco da Gama e Junior de Carvalho, a divulgação do número 136 (Disque Saúde) para denúncias e informações e da página www.facebook.com/cidadaniaplural , criada pelos alunos  do curso de Direito da UNIFIPA, através de projeto de extensão.

 

 


Galeria