Pesquisa da UNIFIPA avalia substância de interesse medicinal

Postado em: 05/06/2019

 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da UNIFIPA realizou experimento com extrato da folha do Bacupari (Garcinia brasiliensis), em teste de toxicidade. O bacupari apresenta propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, mas ainda não foi estudado na regeneração de lesões de pele.

 

Para o teste foram utilizados ovos de galinha fertilizados, incubados à temperatura 38°C e umidade relativa de 50%. A casca do ovo foi perfurada para administração da substância em estudo e, posteriormente, o orifício vedado; no terceiro dia pós-incubação a casca do ovo foi removida para avaliação da vascularização na membrana corioalantoide e o desenvolvimento do embrião. 

 

Os resultados mostraram ausência de toxicidade do extrato puro e de uma fração do extrato, ambos na concentração de 10%. Os testes estão relacionados ao projeto de doutorado desenvolvido pela técnica Helena Ribeiro Souza, com orientação da Profa Dra Ana Paula Girol. No seguimento do estudo serão elaborados cremes contendo os extratos puro e fração para aplicação em modelo de lesão de pele.

 

 Os procedimentos experimentais foram realizados no Laboratório de Cirurgia Experimental da UNIFIPA e conduzidos de acordo com as normas da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA-UNIFIPA). Participaram do experimento a pró-reitora e coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Dra. Ana Paula Girol, a Profa. Ma. Sara de Souza Costa, a bióloga Helena Ribeiro Souza e a intercambiária de Camarões Hadidjatou Daïrou.

 


Galeria