Iniciativa Hospital Amigo da Criança é pauta no Padre Albino

Postado em: 07/06/2019

No dia 23 de maio, o Centro Integrado de Humanização – CIH, o Núcleo da Qualidade, a gestão hospitalar e as equipes técnicas da linha de cuidado materno-infantil do Hospital Padre Albino reuniram-se, no Anfiteatro Padre Albino, para debater sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC.

 

A equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, profissionais de enfermagem e administrativos, entre outros, assistiu ao vídeo do Ministério da Saúde com ênfase nos conceitos preconizados e após foi apresentada, por meio de gráficos, prévia da linha de base do hospital em relação ao cumprimento dos critérios estabelecidos.

 

“O interesse em relação à certificação configura o planejamento de humanização e institucional, sendo ponto estratégico. Sendo assim, após esse debate, a diretoria administrativa nomeará um comitê multiprofissional necessário para todas as prerrogativas da certificação. Entre as funções do grupo estará a checagem da linha de base e a implantação e/ou monitoramento dos itens preconizados”, ressaltou a coordenadora de atendimento ao cliente e humanização, Maristela Paiva Neves.

 

Na oportunidade houve o fortalecimento do conceito “Juntos pela humanização na saúde”, com foco na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção da saúde.

 

Entenda

IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde – OMS. O objetivo da iniciativa sinérgica à Rede Cegonha é resgatar o direito da mulher de praticar a amamentação com sucesso e de reduzir a mortalidade infantil, ou seja, é uma estratégia potencializadora das políticas de saúde da mulher e da criança.

 

Para ser amigo da criança, o hospital deve também atender outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado durante 24 horas e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância - NBCAL.


Galeria