Administração promove palestra e sessão de cinema sobre a Índia

Postado em: 14/06/2019

Nos dias 04 e 05 de junho, às 19h30, o curso de Administração da UNIFIPA realizou, no Câmpus São Francisco, a segunda atividade do projeto de extensão “A cultura humanística na educação, nas organizações e no exercício da cidadania”. Cerca de 50 alunos do 1º ano da graduação participaram do evento, que teve como objetivo a formação humanística, promovendo reflexão e debate sobre temas relacionados aos direitos humanos e ao exercício da cidadania.

 

O evento foi dividido em duas etapas e foi iniciado com a palestra “Um relato de experiência na Índia: religião, cultura e meio ambiente”, sobre tradições e problemas ambientais indianos, ministrada pelo estudante Leonardo Ferreira dos Santos, participante de intercâmbio naquele país. Já no segundo dia foi exibido o filme Toilet: Ek Prem Katha, apresentando a realidade indiana ainda fortemente marcada pela tradição cultural e religiosa, que impede a construção de banheiros nas residências, estimulando assédios e abusos contra as mulheres.

 

Segundo a responsável pelo projeto, Profa. Maria Tereza de França Roland, embora a história do filme gire em torno da luta de um homem para construir um banheiro para sua mulher, o que efetivamente está em jogo vai muito além. “Trata-se da luta por direitos fundamentais, como o direito ao saneamento básico, saúde pública, direitos das mulheres a tratamento digno e igualitário e, sobretudo, da luta contra o machismo. Fonte da discórdia, o banheiro é o centro das atenções no filme, gerando questionamentos, prova de amor e objeto de mudanças”, explica.

 

ÍNDIA De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Thomson Reuters, com 550 especialistas em questões da mulher, a Índia é o país mais perigoso do mundo para mulheres, sendo ameaçadas pelo alto risco de sofrerem violência sexual e de serem forçadas ao trabalho escravo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Galeria