Liga da Enfermagem realiza oficina para Agentes Comunitários de Saúde

Postado em: 24/06/2019

          A Liga de Saúde Coletiva (LSC) do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou, no dia 19 de junho, curso de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nasorri, no Solo Sagrado, em Catanduva. A capacitação ocorreu das 14 às 17 horas, no Centro Educacional Técnico – Catanduva (CETEC), coordenada pela Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos e pela Profa. Ma. Ana Paula de Vechi Corrêa.

 

            A capacitação tem a intenção de promover a educação permanente dos agentes, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática e qualificação de sua atuação no SUS (Sistema Único de Saúde) e no seu papel no trabalho em equipe na Atenção básica, sendo aprofundado nesse encontro a Bioética em Saúde e as estratégias de comunicação.

 

            “Apesar de praticarmos no nosso cotidiano do trabalho em saúde, muitas vezes não estão claros os conceitos de promoção e prevenção em saúde. Saber a diferença entre eles nos permite lançar mão das melhores estratégias para alcançar a população, promovendo mudança de hábitos de vida e transformações. O controle social é um tema também de extrema importância, pois coloca a população como sujeito ativo no processo de produção em saúde e o agente comunitário de saúde  é o profissional com maior capacidade e oportunidade de identificar pessoas que tenham perfil de liderança na comunidade, sensibilizando-as para assumir este papel social na saúde”, explicou a professora Aline.