Rússia propõe intercambio universitário para estudantes brasileiros

Postado em: 26/06/2019

Com 25 vagas ao Brasil, o projeto deve oferecer aulas em cinco matérias para graduandos e mestrandos.

 

A Universidade Federal do Extremo Oriente (FEFU), localizada na cidade de Vladivostok, na Rússia, apresentou no início de junho último proposta de intercâmbio universitário para estudantes do Brasil em 2020.  Ao todo, 100 universitários oriundos do BRICS - Brasil, China, Índia e África do Sul, sendo 25 por país, cursariam matéria na instituição russa durante o primeiro semestre. A iniciativa pretende reforçar os canais de cooperação educacional e científica entre o Brasil e Rússia, além dos demais países membros do agrupamento.

 

O plano apresentado na Embaixada brasileira, em Moscou, pela vice-reitora de assuntos internacionais da Universidade, Profa. Victoria Panova, visa oferecer cinco disciplinas no intercâmbio: Relações Internacionais (nível de bacharelado) e Política, Economia e Segurança da Rússia na Ásia-Pacífico (mestrado); Medicina Geral (bacharelado ou especialização médica) e Tratamento de Doenças Crônicas (mestrado); Segurança Cibernética e Internet das Coisas (mestrado); Negócios Internacionais e Gestão de Projetos (mestrado) e Economia e gestão ambientais (mestrado).

 

Segundo a vice-reitora, o intercâmbio universitário seria destinado para alunos matriculados em cursos de bacharelado (terceiro ano) ou de mestrado (primeiro ano) correspondentes às disciplinas ofertadas, com nível intermediário-avançado de fluência em inglês. Além disso, a instituição russa arcaria com os custos de estadia dos intercambistas, incluindo passagens aéreas e alojamento em dormitórios.

 

Ainda de acordo com a Prof. Victoria, a viabilização dessa iniciativa acadêmica dependerá da assinatura de protocolos de cooperação com universidades parceiras do BRICS. Nesse sentido, a FEFU solicitou assistência para identificar e contatar instituições de ensino superior no Brasil com interesse no projeto e que tenham experiência em atividades de cooperação internacional. Os termos e documentos devem ser negociados entre as instituições participantes nos próximos meses para a concretização do projeto em outubro quando a Universidade celebrará 120 anos.

 

            Os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA através do email international@unifipa.com.br