Projeto DNA atende 98 pessoas no primeiro semestre de 2019

Postado em: 27/06/2019

           No primeiro semestre deste ano, 31 famílias (98 pessoas) foram atendidas pelo Projeto de Investigação de Paternidade por meio da coleta descentralizada de DNA em Catanduva, promovido pelo Fórum da comarca em parceria com os cursos de Enfermagem e Direito da UNIFIPA. O projeto, que conta com a colaboração e participação de alunos e professores do Centro Universitário Padre Albino e convênio com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – IMESC, possibilitou atendimento à população de 14 cidades - Catanduva, Santa Adélia, Catiguá, Taquaritinga, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Jaboticabal, Itajobi, Rio Preto, Sales, Urupês, Marapoama, Bebedouro.

 

As atividades jurídicas dos atendimentos às famílias convocadas, como triagem, entrevistas e registros foram realizadas no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania) do município por estudantes do curso de Direito. Já a coleta de material biológico para investigação parental das 98 pessoas foi feita pelas alunas do curso de Enfermagem, supervisionadas por professora.

 

            Docente da UNIFIPA e supervisora do projeto, a Profª Dra. Maristela Aparecida Magri celebra os resultados obtidos. “De fevereiro a junho sete acadêmicas de Enfermagem participaram do projeto. A coleta do material biológico para o exame de DNA com a finalidade de confirmação de paternidade e espolio tem sido de grande importância para as pessoas de Catanduva e região, pois acontece próximo das residências delas, trazendo conforto e comodidade”, ressalta. E finaliza acrescentando que “o momento da coleta, na maioria das vezes, é constrangedor, pois expõe a intimidade e sentimentos das pessoas envolvidas. Estamos no projeto desde 2015 e temos contribuído para que este momento seja conduzido da melhor maneira possível, com profissionalismo e respeito com os envolvidos”, finaliza Maristela Magri.

 

Para outras informações e atendimento jurídico basta entrar em contato com a Defensoria Pública/OAB Catanduva pelos telefones (17) 3523-3005 / (17) 3523-4828.

 

 

 

 

 

 


Galeria