“Emílio Carlos” recebe visita técnica para obter o Selo Intermediário de Hospital Amigo do Idoso

Postado em: 03/07/2019

A Coordenadora de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde, Cláudia Fló, ficou emocionada após a apresentação, pelo Comitê Hospital Amigo do Idoso do Hospital Emílio Carlos, das ações obrigatórias e eletivas e da demanda especificada para obtenção do Selo Intermediário do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O hospital obteve o Selo Inicial em dezembro de 2017.

            

Cláudia Fló foi recebida pelo presidente da Diretoria Administrativa da Fundação Padre Albino, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, pelo administrador do Hospital Emílio Carlos, Benedito Rodrigues, e pelos membros do Comitê do Idoso na manhã deste dia 03 de julho. Após Dr. Amarante falar sobre a Fundação e sua atuação, Cláudia apresentou alguns dados e informações, entre elas que 14,3% da população do Estado estão acima dos 60 anos e que a violência contra os idosos está aumentando, o que é preocupante. Disse também que dos 52 hospitais participantes do Programa, apenas seis têm o Selo Pleno, sendo dois com atendimento 100% SUS.

 

Em seguida, membros do Comitê do Idoso apresentaram as quatro ações obrigatórias, três eletivas e a demanda especificada pelos idosos, todas cumpridas, exigência para obtenção do Selo Intermediário do Programa.

 

As quatro ações obrigatórias foram 01 - criar equipe assistencial de referência e intra-hospitalar em saúde do idoso, com geriatra e equipe multidisciplinar; 02 – realizar ações com a equipe do hospital: sensibilização, produção científica, feira, exposição de fotos ou mostra cultural, tendo como tema central o idoso; 03 – criar condições para o cumprimento legal da presença do acompanhante do paciente idoso no hospital e 04 – dar condições para a priorização do atendimento a idosos, de acordo com a legislação vigente. As três ações eletivas foram 01 – realizar ações permanentes voltadas à capacitação e apoio aos cuidadores; 02 – média de presença de 34 cuidadores e/ou acompanhantes por mês e 03 – desenvolvimento de cartilhas para orientação aos pacientes. A demanda especificada pelos idosos foi a colocação de assentos elevados nos sanitários, adequando a altura, e barras de apoio nos banheiros. Também foram apresentadas as ações extras realizadas, entre elas, o 1º Juninão do Idoso, dia 06 de junho último, com comida e músicas típicas e palestras sobre violência física, psicológica, sexual e financeira contra a pessoa idosa, além dos temas abandono, negligência e direitos.

 

Finalizada a apresentação, Cláudia Fló, emocionada, cumprimentou e agradeceu o Comitê pelo trabalho. Dr. Amarante também cumprimentou o Comitê, que, segundo ele, “abraçou e executou o projeto com maestria”. Para ele, “o importante não é a premiação. O mais importante é a mudança de cultura. Que essas ações fiquem enraizadas e sejam passadas para os demais; fiquem para sempre”, disse Dr. Amarante.

 

Depois de verificar in loco as instalações e ações cumpridas, acompanhada por membros do Comitê, Cláudia disse que adorou tudo o que viu. Agora vai examinar o material entregue e fazer o relatório, onde informará se o hospital recebeu o Selo Intermediário do Programa São Paulo Amigo do Idoso.

 

O Programa

 

Instituídos pelo Decreto nº 58.047, de 15/05/12, o Programa São Paulo Amigo do Idoso e o Selo Amigo do Idoso foram criados como instrumento de promoção de amplo processo de mobilização regional, de diversos setores governamentais e da sociedade, para desenvolver territórios amigáveis a todas as idades, com foco no envelhecimento ativo do Estado de São Paulo.


Galeria