Alunos da 6ª série participam do exame OSCE

Postado em: 04/07/2019

            No dia 03 de julho, nos ambulatórios  do Hospital Emílio Carlos (HEC), 64 alunos alunos da 6ª série do curso de Medicina da UNIFIPA participaram do exame avaliatório com base no método internacional “Objective, Structured Clinical Examination (OSCE)”. O exame é uma prova prática com ambientes que simulam casos clínicos. Neste ano foram 11 estações simulando casos ligados à Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Pediatria.

 

            O objetivo da prova é avaliar as habilidades adquiridas pelos alunos diante das possíveis situações clínicas que enfrentarão após a graduação. O exame é parte das diversas ferramentas que o curso de Medicina da UNIFIPA utiliza durante o curso.

 

            De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Eduardo Marques, o exame OSCE permite colher amostras do desempenho do estudante em variedade de áreas e fazer o máximo uso do tempo disponível, de modo que tais áreas possam ser avaliadas de uma só vez. “As estações tinham duração de 4 minutos e 30 segundos cada, sendo que os 30 primeiros segundos foram utilizados para leitura das instruções afixadas na porta da sala. O professor responsável pela estação, ou alguém designado por ele, permaneceu dentro da sala com checklist que permitiu anotar o desempenho do aluno”, explicou o médico.

 


Galeria