Pedagogia desenvolve projeto que resgata a ciranda das cantigas e histórias

Postado em: 11/07/2019

             Com previsão de retorno em agosto próximo, o curso de Pedagogia da UNIFIPA encerrou em junho, na Brinquedoteca, as atividades do 1º semestre do projeto de extensão “Ciranda das cantigas e histórias – um resgate cultural”, envolvendo alunos do 1º, 2º e 3º anos, com encontros aos sábados, mediados pela Profª Ma. Fabiana Fiorim Checconi.

            Nos encontros realizados o projeto integrou a literatura infantil com as cantigas de roda e Oficinas. “Os alunos receberam orientações com relação à contação de história, o desenvolvimento e importância das cantigas de roda integradas à história e a oficina de arte como finalização da integração”, informou a professora.

            Ainda segundo a Profa. Fabiana, nesse semestre foram trabalhadas as histórias “Jacaré, não!” e a cantiga de roda “Eu conheço um jacaré...”; A Casa Sonolenta e as cantigas de roda “Cachorrinho”;  “A Casa”; “A Pulga e o Percevejo”; e “A borboleta e a minhoca”. Para a professora, “a cantiga de roda é uma importante estratégia pedagógica e instrumento de aprendizagem, pois proporciona às crianças a interação aos aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, bem como a promoção de interação e comunicação social com o ato de brincar e se divertir. A criança aprende, se relaciona e descobre o mundo a sua volta”.

 

 

 


Galeria