HOSPITAL PADRE ALBINO REALIZA CIRURGIA DE CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS

Postado em: 22/07/2019

Neste dia 22 de julho foi realizada, no Hospital Padre Albino, em Catanduva/SP, cirurgia de captação de órgãos para transplante que poderá beneficiar até seis pacientes. O doador, que tinha 41 anos, teve morte encefálica registrada às 18h25 do dia 21 de julho. Foram captados os pulmões, fígado, rins, uma córnea e material ósseo.

 

Os pulmões foram transportados pela equipe médica do Incor (Instituto do Coração) de São Paulo por meio de helicóptero do Grupamento Aéreo Águia do Estado de São Paulo, devido o menor tempo de estabilidade destes órgãos, sendo de até 04 horas. O fígado foi levado para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, os rins e a córnea para o Hospital de Base de São José do Rio Preto e os ossos para o Hospital das Clínicas de Marília.

 

Segundo a enfermeira coordenadora de Captação de Órgãos do Hospital Padre Albino, Camila Chieratto, “após a morte encefálica a família é consultada sobre a doação; com a autorização, a Organização de Procura de Órgãos do Noroeste Paulista é informada e exames de compatibilidade são realizados para detectar na lista de espera os primeiros receptores compatíveis. Encontrados os pacientes compatíveis, as equipes médicas dos hospitais são acionadas para a realização do procedimento de captação de órgãos, transporte e o procedimento cirúrgico no receptor”, informou.

 

A administradora do Hospital Padre Albino, Renata Rocha Bugatti, enalteceu e agradeceu a família do doador. “Somos muito gratos à família pela atitude de doar os órgãos. Hoje, com essa doação, vamos tirar alguém da hemodiálise, permitir que alguém respire sem a ajuda de aparelhos, possibilitar que alguém enxergue, salvar vidas e isso só foi possível graças a essa atitude. Sabemos que é uma decisão difícil; por isso enaltecemos a generosidade dos familiares para que eles tenham a certeza do bem que fizeram a várias pessoas”.


Galeria