Semana exalta a importância do Aleitamento Materno

Postado em: 19/08/2019

            Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, o Hospital Padre Albino e a Prefeitura de Catanduva realizaram atividades sobre a importância da amamentação, com a participação de mais de 200 pessoas nos eventos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no III Simpósio de Amamentação. De 14 a 16 de agosto, nos CRAS do Nosso Teto, Bom Pastor, Juca Pedro e Imperial, os alunos do curso de Enfermagem orientaram gestantes e agentes comunitários de saúde quanto à abordagem e preparo no apoio ao aleitamento materno e conscientização sobre a importância da doação de leite humano.

            No dia 15, no Anfiteatro Padre Albino, no III Simpósio de Amamentação, sob o tema “O empoderamento da mulher e de suas famílias”, as palestrantes foram a Profa. Dra. Denise Gonzales Stellutti de Faria, enfermeira obstetra da Fundação Padre Albino e docente da UNIFIPA, que falou sobre as “Estratégias intra-hospitalares para incentivo e manutenção do aleitamento materno – IHAC”, e a Profa. Dra. Sandra Regina de Godoy, enfermeira obstetra do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto e docente da Fundação Educacional de Fernandópolis e Universidade Brasil de Fernandópolis, sobre “Empoderando mães e pais para o sucesso da amamentação”.

            De acordo com a coordenadora da Liga Acadêmica de Enfermagem Materno Infantil, Profa. Ma. Luciana Braz, incentivar a amamentação é um mecanismo para salvar vidas de mães e bebês. “Mundialmente, apenas 40% de todos os bebês com menos de seis meses são amamentados exclusivamente e apenas 45% continuam sendo amamentados até os 24 meses. Sendo assim, aumentar a taxas de amamentação ajudará a evitar mais de 823.000 mortes de crianças e 20.000 óbitos maternos a cada ano, o que justifica a importância da amamentação”, explicou a docente.

 

 


Galeria