HPA realiza primeira captação de válvula cardíaca para transplante

Postado em: 29/08/2019

O Hospital Padre Albino registrou mais uma captação de múltiplos órgãos no dia 22 de agosto. O doador teve a morte encefálica diagnosticada no dia anterior por acidente vascular encefálico hemorrágico. Com a autorização da família para a doação, a cirurgia de captação durou 4 horas e meia e foram doados córneas e rins, encaminhados para São José do Rio Preto, fígado enviado para Sorocaba e o coração para um transplante de válvulas cardíacas em Curitiba.

“Desde o ano passado quando começamos a enfatizar a doação de órgãos, através de nossas campanhas e divulgações, o número de doações tem aumentado consideravelmente e somos gratos as famílias pois sabemos como a decisão é difícil, mas sabemos também da importância dessa decisão para quem está na fila de espera para dar continuidade a vida ou proporcionar qualidade a ela”, elencou a administradora do Hospital Padre Albino, Renata Rocha.

A enfermeira da captação de órgãos, Camila ressaltou a importância de comunicar a família sobre a decisão. “Na legislação atual quem decide sobre a doação são os familiares de parentesco até 2º grau. Comunique sua família previamente sobre o seu desejo em ser doador de órgãos. Com esta doação que registramos, seis pessoas foram retiradas da fila de espera pela sobrevivência para enfim viver. Há pacientes, principalmente crianças, que nascem com doenças cardíacas cujo o único tratamento é o transplante, e dependem exclusivamente do ato da doação de órgãos para continuarem vivendo”, explicou a enfermeirada captação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Padre AlbinoCamila Chierato.


Galeria