Serviço de Radioterapia implanta o Sino da Esperança

Postado em: 29/08/2019

O Serviço de Radioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva implantou, no dia 21 de agosto, o Sino da Esperança, que é usado para celebrar o fim do tratamento. Essa ação de humanização tem sido implantada nos principais hospitais oncológicos do Brasil e do mundo e tem o objetivo de celebrar a conclusão do ciclo do tratamento, além de incentivar os demais pacientes.

Segundo a psicóloga do HCC, Nínive Ferraz, não se trata apenas da sensação de conforto propiciada pela finalização do processo, “mas a ação com o soar do sino pode ser compreendida como um ato de ressignificação das experiências vividas e suas concretizações, simbolizando a finalização de um ciclo e o florescer de novas possibilidades”, ressaltou.

A participação é espontânea e vinculada ao desejo do paciente. Para simbolizar mais este marco do Serviço de Radioterapia, o ex-paciente Guilherme Montoni, que venceu a batalha contra a doença, foi convidado para tocar o sino pela primeira vez. O sino foi doado por Juliana Faria, que também venceu a luta contra o câncer. Ao lado do sino há citação de Juliana como forma de incentivo aos demais pacientes.


Galeria