Mais de 150 pessoas participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

Postado em: 09/09/2019

            Cerca de 150 pessoas participaram da palestra de Prevenção ao Suicídio e Saúde Mental no Contexto Universitário, ministrada pela enfermeira Aline Conceição Silva, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suícido (CEPS). A palestra abriu as atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

            De acordo com a enfermeira Aline Conceição Silva até pouco tempo não se falava em suicídio, mesmo sendo um problema de saúde pública. “Infelizmente temos mais de 800 mil mortes no mundo em decorrência do suicídio. Existe um tabu muito grande de que quando se fala em suicídio, eu acabo induzindo a pessoa ao suicídio. Isso é um mito. Quando falo de forma responsável sobre o suicídio estou trabalhando a prevenção. Desde 2006 já existe um manual de como noticiar um suicídio. A mídia tem que noticiar de uma maneira responsável, isso é muito importante para a prevenção. Setembro Amarelo é um ponto de início para se falar sobre o assunto. A prevenção do suicídio deve ser falada durante o ano todo”, disse a palestrante.

            Aline disse que ela faz parte de um projeto, o site InspirAção, que foi criado pelo Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. “O CEPS realiza diversas atividades e pesquisas sobre promoção da saúde mental e formação para prevenção e posvenção do suicídio. Acesse: https://inspiracao-leps.com.br/ e conheça mais sobre o nosso site e compartilhe essa ideia”, pediu a enfermeira.

            Segundo a responsável pelo NAP, Apoio Psicopedagógico da UNIFIPA, Adriana Pagan Tonon, o número de suicídios tem aumentado, inclusive entre a comunidade acadêmica. “A palestra dela foi muito esclarecedora. Havia muitos alunos presentes e foi importante, pois contribuiu muito a respeito de se falar sobre a prevenção ao suicídio. Atingimos nosso objetivo em se falar sobre o assunto”, comemorou a psicóloga.

 

 


Galeria