Primeiros pacientes da Radioterapia-HCC encerram tratamento

Postado em: 17/09/2019

                A manhã desta terça-feira, 17 de setembro, foi marcada pelo soar do Sino da Esperança na Radioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva com a conclusão do tratamento dos pacientes Lindalva Boni Gomes da Silva e Ismael Cezário de Magalhães, após 25 sessões de radioterapia. Ambos pacientes iniciaram o tratamento e foram os primeiros a utilizar o Serviço no dia 14 de agosto.

            Lindalva, 50 anos, de Vila Roberto, passou por cirurgia para a retirada de câncer de mama, por 16 sessões de quimioterapia e concluiu nesta terça-feira a sua 25ª e última sessão de radioterapia. Emocionada, tocou o sino com a mesma força e garra que batalhou contra a doença. “Agradeço a toda a equipe pelo carinho que tiveram comigo. Realizei todo o meu tratamento aqui; foi um alívio quando também iniciei a Radioterapia aqui sem precisar viajar para cidades mais distantes. Agora é vida nova; graças a Deus acabou e tudo deu certo”, disse ao sair pela porta abraçada com a filha, Ana Cláudia Gomes da Silva, que esteve ao lado da mãe desde o início do tratamento. “Ela é uma guerreira; aguentou firme e forte e sempre incentivando os outros pacientes”.

            O paciente Ismael Cezário de Magalhães, 71 anos, de Catanduva, também encerrou seu ciclo de tratamento nesta terça-feira, após cirurgia, seis sessões de quimioterapia e 25 sessões de radioterapia na luta contra o câncer de mama. “Fiz exames em outra cidade e fiquei feliz por realizar o tratamento aqui. Fui de ambulância e saíamos bem cedo. Para voltar tínhamos que esperar até o último paciente terminar e acabava passando o dia todo esperando e já cansado. É muito bom poder fazer o tratamento na minha cidade; é mais cômodo e confortável”. Ele tocou o sino aliviado e agradecido por terminar essa etapa.

            Os pacientes, funcionários e acompanhantes que aguardavam na recepção do HCC aplaudiram Lindalva e Ismael, que incentivaram os demais pacientes a terem força e acreditarem na cura. Ambos devem retornar ao hospital trimestralmente para acompanhamento com os médicos.

            O Serviço de Radioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva entrou em funcionamento no dia 14 de agosto deste ano e foi inaugurado, com a presença do governador João Doria e diversas autoridades estaduais e regionais, no dia 14 de setembro.

 O sino

            O Sino da Esperança é uma tradição e tem sido implantado nos maiores centros oncológicos e simboliza a conclusão da etapa do tratamento. 

 

 


Galeria