HPA realiza Neurocirurgia pelo SUS utilizando Microscópio Zeiss e Neuronavegador

Postado em: 24/09/2019


No dia 11 de setembro, o Hospital Padre Albino (HPA) realizou microcirurgia para retirada de tumor intracraniano profundo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram utilizados o Microscópio Zeiss Vario S88, recente aquisição da instituição, e Aparelho de Neuronavegação, cedido gratuitamente para este procedimento pela empresa Medical Support. Estes equipamentos aumentam a segurança do procedimento proporcionando maior precisão na localização da lesão, reduzindo o tempo de cirurgia e diminuindo o risco de danos neurológicos.

O procedimento foi realizado pela equipe de neurocirurgiões da instituição, Dr. Rodrigo Volpe Pinhabel, Dr. Roscicler Pereira de Sousa e Dr. Adalfredo Borssatto, acompanhados do técnico neuronavegador, Fernando Jorge Saad.

A paciente M.B.R, 41 anos, recebeu alta hospitalar no 4º dia de internação pós-operatório, sem sequelas após a retirada do tumor.

Tecnologia

O microscópio Zeiss Vario S88, único equipamento semelhante disponível na região de Catanduva, tem tecnologia de última geração, com eixo móvel e estabilizaçãp de imagem, visão simultânea para dois cirurgiões e possibilidade de gravação de vídeos em alta resolução (4K). 

O aparelho de neuronavegação gera imagens em três dimensões que possibilitam a identificação da lesão tumoral dentro da caixa encefálica com margem de segurança de apenas um milímetro. A tecnologia permite ao cirurgião realizar uma incisão menor e precisa no local da lesão. 


Galeria