Comitê de cirurgia segura do HEC promove ações

Postado em: 27/09/2019

 

O Comitê de cirurgia segura do Hospital Emílio Carlos (HEC), em parceria com os setores de Gerenciamento de Risco, Núcleo de Educação Continuada, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Ambulatório e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), realizou ações para orientação do paciente cirúrgico para médicos, médicos residentes, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, equipe multiprofissional, pacientes e acompanhantes. Foram realizados treinamentos e apresentação do Manual do Paciente Cirúrgico para as equipes e orientações aos acompanhantes na sala de espera do Centro Cirúrgico, assim como a entrega do material e esclarecimento de dúvidas.

 A ação principal foi a apresentação de vídeo, produzido pelo Setor de Marketing da Fundação Padre Albino, com a participação do Dr. Emil Tannous Elias, médico coordenador do Centro Cirúrgico do HEC, sobre a paramentação cirúrgica e o preparo pré-operatório das mãos. O vídeo ficou à disposição dos cirurgiões, anestesistas, médicos residentes, alunos, estagiários e colaboradores no período de 9 a 12 de setembro.

“Estas ações fazem parte de cronograma pré-estabelecido pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HEC, a fim de fortalecer as metas internacionais de segurança através dos comitês. A segurança do paciente é uma prioridade global de saúde, que deve ser trabalhada para garantir a qualidade da assistência prestada”, explicaram a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Rosana Marcelino Braz e os  membros do comitê.

 As ações contaram com o apoio das enfermeiras Adriana de Melo Ezequiel, Juliana Dias, Stefani Duarte, Mayara Neves, Joyce Bessane, Rosana Marcelino Braz, Natália Salvador Banhos e Eliane Silmara Zirondi, das técnicas de enfermagem Claudete Aparecida Mendes, Luciana Binatti Félix e Luisa Martins, dos colaboradores do SESMT Rodrigo Manzoni, Carlos Henrique Ornellas, Marília Cecília Diniz e Ronaldo da Silva Costa, e do colaborador do Marketing Raphael Pirolla.


Galeria