Curso de Farmácia orienta sobre descarte correto de medicamentos vencidos

Postado em: 02/10/2019

             No dia 18 de setembro, alunos do curso de Farmácia da UNIFIPA ministraram palestra sobre descarte correto de medicamentos vencidos nas UBSs do Jardim Gavioli e Solo Sagrado, em Catanduva, atividade alusiva à Semana Monsenhor Albino. Na palestra foram abordados o descarte correto de medicamentos vencidos, sobras de medicamentos e perfurocortantes, como agulhas de insulina.

                A coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, disse que a grande maioria da população tem dúvida e que muitos, por falta de informações a respeito do descarte correto, acabam jogando os medicamentos no lixo comum ou diretamente nas pias e vasos sanitários. “Descartar esses itens no lixo comum ou no esgoto doméstico é algo que não deve ser feito, uma vez que os sistemas de tratamento não conseguem eliminar muitas das substâncias presentes nos medicamentos, que uma vez dissolvidas na água acabam contaminando o meio ambiente, os peixes e mesmo pessoas que bebem dessa água e consomem ou alimentam-se desses animais”, alerta a Profa. Andreia.

            A Profa. Andreia informa que muitas farmácias e drogarias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades de Saúde, hospitais e até mesmo supermercados. “Caso não haja nenhum desses postos de coleta no bairro ou município, deve-se procurar a Vigilância Sanitária local”, acrescenta. Ela ressaltou que itens que fazem parte da chamada embalagem secundária do medicamento, como caixas de papel e bulas, podem ser descartados diretamente no lixo comum, pois não entram em contato direto com o medicamento, não sendo tóxicas para o meio ambiente.

            Com relação aos materiais perfurocortantes, Profa. Andreia recomenda que devem ser guardados dentro de embalagens resistentes, como latas e plásticos, ou mesmo no interior de garrafas pet vazias, para eliminar o risco de acidentes e só devem ser descartados nos postos de coleta. “Jamais descartá-los no lixo comum, devido ao risco de contaminação ambiental e das pessoas que entram em contato direto com o resíduo, como garis e catadores”, esclarece.

            A coordenadora do curso de Farmácia da UNIFIPA lembra que a conscientização ainda é a melhor maneira de evitar acidentes e contaminações com medicamentos vencidos, sobras e perfurocortantes. “Venceu ou sobrou? Descarte corretamente. Não existe medicamento sem risco”, finaliza.