Palestra sobre Direito animal, Saúde e Meio Ambiente reuniu 70 pessoas no Anfiteatro Padre Albino

Postado em: 22/11/2019

           O Grupo de Yoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIFIPA promoveu no dia 20 de novembro, às 19 horas, a palestra sobre Direito animal, Saúde e Meio Ambiente: Expandindo horizontes e Ressignificando Valores e reuniu 70 pessoas no Anfiteatro Padre Albino. Os palestrantes foram os alunos do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA, João Lucas Fontes, do 3º ano, e Julia Faria, do 5º ano, que também é a facilitadora da prática de Yoga da instituição. A entrada foi gratuita e teve a participação da comunidade local, estudantes, professores e funcionários da UNIFIPA, com apoio do NAP da UNIFIPA, Casa dos Reinos, Companhia Veg de Catanduva e Maria Bonita Agricultura familiar.

            Na apresentação foram abordadas as bases do Direito Animal, um pouco da história do movimento vegano, os conceitos de especismo, carnismo e animal senciente, a diferença entre abolicionismo de bem-estarismo, a defesa pelo fim da exploração animal para alimentação, lazer, pesquisas científicas e vestuário. Também foi relacionado com outras causas emancipacionistas, como a luta anti-racismo, o feminismo, a luta LGBTQIA+ e a luta popular, dando ênfase ao racismo estrutural, fazendo jus à importância do Dia Nacional da Consciência Negra, além disso, exploramos os impactos do consumo de produtos de origem animal no meio ambiente e na saúde humana.

            “Nossa primeira palestra sobre veganismo contou com a presença de mais de 60 pessoas e foi muito especial! Tivemos como objetivo mostrar como os interesses financeiros distorcem os valores, invisibilizam as vítimas e negam e naturalizam as opressões. Após esse breve e intenso momento de trocas, saímos realizados e esperançosos, acreditando no poder que o acesso à informação tem para conduzir a um despertar individual e coletivo, levando à libertação de todos os seres animais humanos e não-humanos. Agradecemos a todos que nos ajudaram a concretizar esse projeto e aos presentes, ontem, com seus olhos e ouvidos atentos e abertos ao novo”, comemorou a estudante de Medicina Júlia Faria.

 

 


Galeria