Hospital Emílio Carlos recebe o Selo Intermediário do Programa São Paulo Amigo do Idoso

Postado em: 05/12/2019

        O Hospital Emílio Carlos (HEC) recebeu a certificação do Selo Intermediário do Programa São Paulo Amigo do Idoso no dia 5 de novembro no XI Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), em São Paulo. O selo foi conquistado após a visita in loco da coordenadora de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde, Cláudia Fló, no dia 3 de julho, quando foram apresentadas, pelo Comitê do Hospital Amigo do Idoso do HEC, as ações obrigatórias e eletivas e da demanda especificada para obtenção desse selo.

 

            A proposta de desenvolvimento do programa Hospital Amigo do Idoso vem de encontro ao perfil nosológico do HEC”, disse o administrador Benedito (Benê) Carlos Rodrigues. De acordo com ele, ainda, o Plano Institucional de Humanização do hospital foi proposto com base na política estadual de humanização, que tem como um dos programas o Hospital Amigo do Idoso.

 

            Benê informou ainda que o objetivo é em 2020 pleitear o último selo, o Pleno. Para isso já estão sendo implantadas as seguintes ações no hospital: proporcionar atividades de estimulação cognitiva e motora para idosos; diagnóstico com os idosos do hospital acerca do impacto das ações realizadas; facilitar a integração do idoso à rede de serviços e à comunidade; qualificar a hospitalidade do paciente idoso; envolver o Comitê do Idoso nas investigações de eventos adversos relacionados ao paciente idoso; reestruturar os serviços que contemplem os cuidados no final de vida e cuidados paliativos; estruturar sistemas de acolhimento com classificação de risco; relatório de melhorias das ações implantadas; implantar/adequar os locais de espera do hospital; disponibilizar cartilha e material de divulgação para idosos e capacitação dos profissionais "Posso ajudar".

            O presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, comemorou a conquista do selo e cumprimentou o Comitê do Selo do Idoso do “Emílio Carlos”, que “abraçou e executou o projeto com maestria”. Para ele, “o importante não é a premiação; é a mudança de cultura. Que essas ações fiquem enraizadas e sejam passadas para os demais; fiquem para sempre”, finalizou.

            Participaram da solenidade de entrega do certificado, em São Paulo, a enfermeira do Serviço de Hospitalidade, Aline Pereira de Almeida, a coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Bruna Gabriela de Oliveira, e a psicóloga hospitalar Daniela Jacomin Zampieri, membros do Comitê Hospital Amigo do Idoso do HEC.

            Atualmente apenas sete hospitais possuem o Selo Pleno, entre eles, o Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, Hospital São Judas Tadeu de Barretos e Hospital Oswaldo Cruz.

 

O Programa

            Instituídos pelo Decreto nº 58.047, de 15/05/12, o Programa São Paulo Amigo do Idoso e o Selo Amigo do Idoso foram criados como instrumento de promoção de amplo processo de mobilização regional, de diversos setores governamentais e da sociedade, para desenvolver territórios amigáveis a todas as idades, com foco no envelhecimento ativo do Estado de São Paulo.

      Foto: Na visita ao "Emílio Carlos", Cláudia Fló entregou o Selo Inicial de Hospital Amigo do Idoso ao Comitê.

      

 


Galeria