HPA realiza técnica inédita em cirurgia auditiva

Postado em: 23/01/2020

O Hospital Padre Albino (HPA) realizou técnica inédita em procedimento cirúrgico no dia 21 de janeiro passado, denominado Estapedectomia. Foi a primeira vez que essa técnica foi realizada no Hospital.

 

Indicada para pacientes com perda auditiva condutiva, a cirurgia foi feita para implante de prótese do ossículo estribo no ouvido direito. Com 38 anos, o paciente já recebeu alta hospitalar e deve retornar regularmente para acompanhamento da recuperação do nível de audição. O procedimento foi indicado devido a progressão da perda auditiva durante o último ano.

 

“O procedimento foi realizado porque o paciente apresentava Otosclerose, que é o crescimento anormal de osso, especialmente próximo a platina, que imobiliza progressivamente o estribo, ossículo do ouvido médio. Durante o procedimento retiramos o ossículo enrijecido e substituímos pela prótese de nitinol, neste caso de 4,75 mm por 0,6 mm de espessura, e com essa substituição o paciente deve recuperar a audição”, informou o cirurgião otorrinolaringologista Dr. Evandro Marton.

 

A cirurgia contou com apoio da equipe de enfermagem, anestesistas e da OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) do HPA, além de instrumentador da empresa CallMedics, fornecedora do implante utilizado na cirurgia e do Laser de Diodo.

 

Para a realização do procedimento foram utilizados o Microscópio Zeiss, que permite maior precisão e segurança em procedimentos cirúrgicos, e o Laser de Diodo para a ativação da prótese.


Galeria