Membro do NEP da Fundação palestra sobre o Dia da Visibilidade Trans

Postado em: 31/01/2020

         No dia 29 de janeiro, Deniz Simiel, membro do Núcleo de Educação Permanente da Fundação Padre Albino (FPA), foi convidado para participar de roda de conversa na Unimed Catanduva, onde ministrou palestra para conveniados e colaboradores sobre o Dia da Visibilidade Trans, disseminando conhecimentos vivenciados na prática pelas unidades da FPA.

 

            Deniz explicou que garantir espaços de Educação Permanente em Saúde é uma das maneiras de promover acesso à população trans, uma vez que é fundamental que toda a equipe de saúde conheça as informações relacionadas aos conceitos que envolvem as questões de gênero, fluxos e a rede de atenção à pessoa trans. Ele orientou sobre a importância da adoção de medidas preventivas no atendimento das pessoas trans (TT), promovendo estratégias de melhoria nas condições da saúde deste grupo, a redução das desigualdades e iniquidades, visando a necessidade de investimento em saúde integral e longitudinal dessa população.

 

            “O desafio envolve a reorganização de rotinas e fluxos nos processos de trabalho em saúde; porém, as principais barreiras são relacionadas à discriminação e transfobia, presentes de diferentes formas neste contexto. Como quebra desse ciclo de violência sistêmica é preciso promover experiências acolhedoras de valorização e reconhecimento de potência na experiência da transexualidade, reconhecendo sua autodeterminação de gênero, seu nome social e suas expressões de gênero, posta a necessidade de autonomia na construção da saúde”, ressaltou Deniz.

 

            Para Deniz, a luta pelos direitos das pessoas trans no Brasil e no mundo ocidental tem se constituído, nas últimas décadas, em uma das formas de enfrentamento das violências de gênero. “Em nosso país, a luta da população trans ganha um símbolo: o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro e instituído a partir de 2004 para lembrar o dia em que pessoas trans e travestis foram à Brasília, pela primeira vez, em ato organizado especificamente para tal, lançar a campanha “Travesti e Respeito junto ao Congresso Nacional”, finalizou.

 


Galeria