Pedagogia realiza o III Encontro PIBID e III Mostra Práticas Pedagógicas Exitosas

Postado em: 12/02/2020

             O curso de Pedagogia da UNIFIPA realizou o III Encontro PIBID ((Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e a III Mostra Práticas Pedagógicas Exitosas, com abertura no dia 6 de fevereiro, na Sala de Ginástica e Lutas do Complexo Esportivo da UNIFIPA, e no dia 7 no Anfiteatro Padre Albino.

 

            No dia 6 os alunos da EMEF Prof. Santos Aguiar apresentaram mini sarau baseado nas obras de Cecília Meirelles e Vinicius de Moraes. A programação do dia 7 contou com as crianças do Jardim I da EMEI Profa. Marisa Aparecida Vera Dervelan, que representaram as músicas “A Linda Rosa Juvenil” e “Cuida de Mim”, contação de história com o artista Rafael Jorda, do Núcleo Condão, e apresentação do musical O Rato, do grupo Palavra Cantada, pelas estagiárias do PIBID.

 

            De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFIPA, Profa. Dra. Silene Fontana, o PIBID é um programa em parceria entre a UNIFIPA e a Secretaria Municipal de Educação, que incentiva e valoriza o magistério e aprimora o processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Sua principal finalidade é possibilitar a criação de espaço de formação diferenciada, pois dá oportunidades para a troca de experiências entre discentes - futuros profissionais e profissionais experientes. Nosso Projeto Institucional visa a iniciação à docência, com a formação de docentes capacitados para atuação em escolas públicas. As atividades realizadas tiveram como objetivo inovar e adequar as metodologias de ensino na alfabetização. Eventos como esse estreitam e fortalecem os laços de nossa comunidade educacional no âmbito de todo o sistema”, ressaltou a coordenadora.

 

            No dia 6 de fevereiro participaram do encontro a pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Maria Cláudia Parro, representando o reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, as supervisoras do PIBID Profa. Ana Maria de Souza Ruiz, Profa. Eloisa Machado Gabas Duarte e Profa. Patrícia Leão, a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Silene Fontana, a coordenadora do Instituto das Ciências da Saúde, Profa. Dra. Terezinha Soares Biscegli, a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Me. Luciana Braz de Oliveira Paes, o coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Dr. Igor Augusto Braz, a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, a Profa. Aurélia Gomes dos Santos Ribeiro e a secretária municipal de Educação, Profa. Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca.

 

            Já no dia 7 a solenidade teve a participação do reitor da UNIFIPA, Dr. Nélson Jimenes, da dirigente Regional do Ensino, Profa. Luciana Bianchin Lopes Pereira, da supervisora do PIBID, Profa. Patrícia Leão Santos, e do diretor da EMEI Profa. Marisa Aparecida Vera Dervelan, Prof. Everton Benavente.

 

 

 


Galeria