Projeto Farmácia Viva UNIFIPA vai produzir plantas medicinais para a população

Postado em: 03/03/2020

         O Projeto Farmácia Viva do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, desenvolvido pelos cursos de Biomedicina, Farmácia e Engenharia Agronômica, visa fornecer à população informações e acesso correto às plantas medicinais, através da criação do horto (cultivo), processamento (secagem e fragmentação) e elaboração das formas farmacêuticas previstas no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira e no RENISUS (Lista de Plantas Medicinais do SUS).

            Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, o projeto da UNIFIPA foi inspirado no projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir dos ideais do Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos de promover a assistência social farmacoterapeutica às comunidades, baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

            “As espécies selecionadas a partir do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira e do RENISUS serão cultivadas (mudas ou sementes) no Horto de Plantas Medicinais da UNIFIPA, em parceria com o curso de Agronomia, onde serão realizadas também as etapas de secagem e fragmentação das plantas, obtendo-se as drogas vegetais. Em seguida, as drogas vegetais e os extratos obtidos serão analisados nos laboratórios Multidisciplinares I e II e de Microbiologia da UNIFIPA, de acordo com a RDC 18/2013, que estabelece as Boas Práticas em Farmácias Vivas, em parceria com a Liga Acadêmica de Plantas Medicinais e Fitoterapia e Liga Acadêmica de Farmácia. Após, serão elaboradas as formulações fitoterápicas de acordo com o Formulário Nacional e de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (tinturas, extratos glicólicos, xaropes, cremes, géis e pomadas) e com as dosagens estabelecidas no Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira pelo Curso de Farmácia”, explicou Profa. Andreia.

            O Horto de Plantas Medicinais da UNIFIPA está em processo de implantação, por meio da parceria dos cursos com o curso de Engenharia Agronômica. O local já está em processo de construção ao lado da Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais (UDPE) no Campus Sede, onde está sendo feito o Jardim de Plantas Medicinais e o Horto de Plantas Medicinais, respectivamente.

 


Galeria