Quem vive de passado não é só museu!

Postado em: 26/05/2022

Dia Internacional dos Museus foi comemorado dia 18 de maio (desde 1977).

Os museus, a partir de suas características, apresentam-se como instrumento de preservação da memória cultural de uma sociedade, bem como são responsáveis pelo patrimônio natural e cultura, material ou imaterial. Mas será que museu é somente para guardar coisas velhas?

Nesse contexto, os museus exercem significado extremamente relevante. Muitos pensam que são apenas caminho em direção ao passado, quando na verdade são muito mais que isso. É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, uma vez que um museu pode ter obras que sejam representações futuristas, representações do que alguma pessoa pode esperar do futuro ou o que vida de um grupo social indica sobre o futuro.

 

Centro Cultural e Histórico Padre Albino 

Com 22 anos de existência, o CCHPA já recebeu mais de 28 mil visitantes entre escolas,
entidades e pessoas de outros Estados.


O Centro Cultural e Histórico Padre Albino/CCHPA abriga itens religiosos e utensílios pessoais utilizados pelo Pe. Albino. Algumas dessas peças são únicas, como o altar-mor utilizado na Capela de São Domingos (hoje a Matriz), assim como objetos retirados na sua exumação para o Processo de Beatificação, entre outros documentos que fizeram a história do maior benemérito de Catanduva, responsável por grandes obras sociais, educacionais e de saúde.

O Centro Cultural e Histórico Padre Albino abriga itens religiosos
e utensílios pessoais utilizados pelo Pe. Albino

 

A história de Monsenhor Albino se confunde tanto com a história cultural quanto com o progresso de cidade. No Centro Cultural há o ‘Acervo Prof. Brasil Procópio de Oliveira’, espaço em homenagem ao primeiro diretor do museu, que reúne jornais, revistas e obras de autores locais, servindo como fonte de pesquisas não só do Venerável Pe. Albino, mas da cidade de Catanduva em seus mais variados assuntos. A Fundação Padre Albino tem uma sala toda reservada para contar sua história de origem, personalidades envolvidas e peculiaridades, como objetos utilizados nos departamentos da instituição desde a sua criação.

Com 22 anos de existência, o CCHPA já recebeu mais de 28 mil visitantes entre escolas, entidades e pessoas de outros Estados. “A cada ano que passa, Pe. Albino vai ficando mais conhecido. Muitas pessoas querem ver seus pertences, saber mais da sua história e suas obras na cidade”, disse Rafael Luzia, assistente administrativo.

O Museu Padre Albino fica na Rua Belém, 647, centro, e as visitas podem ser agendadas pelo telefone (17) 3522-4321. Conheça mais visitando nosso site: clique aqui.

 

VOCÊ SABIA?

O museu do Louvre, em Paris, manteve a posição como o museu mais visitado do mundo. Em 2020, cerca de 2,7 milhões de pessoas visitaram o local, isso com queda de 77%, devido à pandemia da Covid-19. Entre os menos visitados, o CCBB/Centro Cultural Banco do Brasil, de São Paulo, na 84º colocação, com 282,9 mil visitantes, redução de 66% durante a pandemia, segundo dados da pesquisa da revista online Valor Invest, em março de 2021.

Centro Cultural Banco do Brasil - SP

 

 

 


Galeria