CCHPA recebe alunos da rede estadual por meio do projeto ‘Caminhos da História’

Postado em: 27/05/2022

O Centro Cultural e Histórico Padre Albino/CCHPA está inserido na programação do roteiro turístico “Caminhos da História – um passeio no centro da cidade”, idealizado pela prefeitura de Catanduva, através do Conselho Municipal de Turismo/Comtur, e recebeu na manhã desta sexta-feira (27 de maio) a visita dos alunos do ensino médio da escola estadual Dr. Nestor Sampaio Bittencourt. Na oportunidade, os estudantes viram documentos e objetos que contam a história do Venerável Padre Albino desde a sua chegada na cidade, suas obras, até a sua morte. “É importante que eles saibam, além dos objetos históricos, o quanto a figura do nosso mentor Padre Albino foi primordial para que nossa cidade evoluísse, como a criação dos hospiatis da Fundação Padre Albino”, salientou o assistente do Centro Cultural Rafael Luzia.

 

Alunos do ensino médio da escola estadual Dr. Nestor Sampaio Bittencourt

 

Coordenado por Maria Cristina Machado, Coordenadora Municipal de Turismo, em parceria com a Fundação Padre Albino, o roteiro ‘Caminhos da História’ tem o CCHPA como ponto de partida, passando pela capela do Hospital Padre Albino, Praça 9 de Julho, Igreja Matriz de São Domingos, Praça da República, rio São Domingos, Prefeitura, Estação Cultura, Passarela Inglesa sobre trilhos, Catedral e Pinacoteca. “Iniciamos com a visita ao Centro Cultural justamente para contar a importância da personalidade de Padre Albino para a cidade, com suas obras e todo o início do crescimento do município e suas referências, sem falar nas belíssimas artes plásticas que a Capela do Hospital Padre Albino e a igreja Matriz possuem abrigadas”, explicou Maria Cristina.

 

Após conhecerem o Centro Cultural e Histórico e a Capela os alunos foram até a igreja Matriz de São Domingos, onde, acompanhados pelo Padre Fábio Pagotto Cordeiro, conheceram um pouco mais da sua arquitetura e história, mas também a oportunidade de visitar o sarcófago onde estão guardados os restos mortais de Padre Albino. Pe. Fábio se disse orgulhoso em poder apresentar tanta riqueza em um só lugar. “A importância de falar da presença de Padre Albino nesse roteiro é justamente pelo fato da sua história se entrelaçar com a história da nossa cidade, pois sua chegada acontece momentos depois da emancipação do município, em meados de 1918”.

Para o Prof. José Cione Neto, coordenador do CCHPA, “ações como essa só reforçam a necessidade das pessoas, principalmente moradores da cidade, em saber mais sobre os fatos históricos que fizeram o nome de Catanduva, como a vindo de Padre Albino”.

 

Padre Fábio Pagotto Cordeiro fala sobre o sarcófago onde estão
guardados os restos mortais de Padre Albino.

 

O  Centro Cultural e Histórico Padre Albino fica na Rua Belém, 647, centro, e as visitas podem ser agendadas pelo telefone (17) 3522-4321. Conheça mais visitando nosso site: clique aqui.